13 de junho de 2013

Sobre os nossos ativismos...

Não há como ficar calada diante da capa da Folha de São Paulo de ontem, 12 de junho, em que manifestantes de São Paulo são chamados de vândalos, enquanto turcos são considerados ativistas. A "regra é clara" na semiótica: a escolha dos signos traz consigo ideologias e revela as mazelas da nossa mídia.


E o que o discurso dessa capa demonstra? Começa por caracterizar nossa mania de invalidar o que é daqui, menosprezando as ações dos brasileiros. Passa por nossa insistência em deixar as coisas como estão, pra depois culpar os políticos pela legislação. E termina na incapacidade que temos de problematizar os fatos, o que resulta na redução de tudo a certo ou errado, legal ou ilegal, praticável ou insano. Eloísa Klein (muito melhor que a #donahelô), resumiu bem o tratamento da Rede Globo para o assunto:


Mas aí tem sempre um tiozinho pra chamar nossas críticas de "ativismo de sofá" e pra dizer que as polêmicas que circulam nas redes sociais não passam de blábláblá de quem não tem louça pra lavar. Até imagino as pias daqueles ativistas de São Paulo acumulando moscas [como a minha, em Frederico]. 
Mais valem moscas na cozinha do que na cabeça.
E amém a todos que cultivam sua capacidade de indignação, luta e protesto!

Um comentário:

Carol Casali disse...

A análise da "Falha de São Paulo" foi veiculada originalmente por Ivan Azevedo em sua página do Facebook.